top of page

Freguesia de Aguda

Caros Amigos, 

 

É com elevada consideração que me apresento, candidato à Presidência da Junta de Freguesia de Aguda. Foi com sentido de responsabilidade e após alguma ponderação que aceitei o convite, endereçado pelo Eng.º Filipe Silva, candidato a Presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.

Sou do Salgueiro da Ribeira, natural desta freguesia e a minha família tem origens nas aldeias do Azeitão, Casal Velho, Moinhos e Abrunheira. Tenho 37 anos e sou técnico superior licenciado em Engenharia Alimentar.

Não sendo político de formação, identifico-me como alguém que vê na política uma forma de ir ao encontro das necessidades das pessoas, poder solucionar problemas e proporcionar qualidade de vida a quem se reporta a esta área geográfica. Entendo a política como o mecanismo criado para relacionar as pessoas com o espaço onde se encontram, e que o espaço proporcione às pessoas, as condições que estas ambicionam para se sentirem bem e simultaneamente, cativar o interesse para os que nela não residem ou trabalham.

A partir do momento que me candidato, assumo o compromisso de vir a ser o presidente da junta de freguesia de todos os que partilham estes 39,67 km² de área. Todos sabemos que tem havido uma diminuição da população, associada a diversos fatores nomeadamente a falta de emprego. Porém, a nossa freguesia possui recursos que podem vir a ser rentabilizados, como aproveitar o turismo, valorizar o património natural, tão sobejamente conhecido, o património histórico e claro o património humano, formado por pessoas com determinação. É necessário projetar esta área, mostrando o que a nossa terra tem de melhor, valorizado o que temos e somos e o que foi construído ao longo da história. Com o foral atribuído às cinco vilas em 1514, passamos a ser vila e sede de concelho, prova da tenacidade e entrega que sempre pautaram a nossa formação. Só sabendo o que nós fomos é que se torna possível definir estratégias e caminhos para chegarmos ao que queremos ser.

Penso que este é o momento certo de continuarmos a proporcionar que se faça história nesta freguesia. É certo que a freguesia possui poderes limitados, mas é sempre possível fazer diferente, pela nossa terra e pelas pessoas.

É um desafio!

Conto convosco, com a mobilização de todos, para um projeto alicerçado na verdade, coerência e no interesse da freguesia de Aguda.

Com grande estima,

Paulo Lopes 

bottom of page